Gatos, porque os pelos caem?

Pelo de gato espalhado por todos os cantos? Você fica preocupada com a quantidade de pelos encontrados? Em mais de 90% das vezes, a encontrar pelos de gato pela casa é absolutamente normal.

Pois a troca de pelos velhos pelos novos, a famosa renovação da pelagem, precisa acontecer de tempos em tempos.

Só é preciso ficar atenta, se a queda de pelo acontece de forma irregular em determinadas partes do corpo do gatinho.

Veja abaixo alguns cuidados e as causas mais comuns para a queda de pelos.

Pelo velho cai, pelo novo chega: normal

Quando você observa seu bichano e observa que a queda de pelos acontece por todo o seu corpinho, de maneira que não exista, pontos onde aconteceu uma queda muito grande de pelos, então pode ficar sossegada que essa queda é normal.

A troca de pelagem é um processo natural que ocorre com todos os gatinhos e felinos em geral, quando a temperatura do meio ambiente começa a subir, como no verão e normalmente esse processo começa a acontecer no início da primavera.

É um sinal do corpo dos gatinhos indicando que eles já não precisam mais daquela quantidade de pelos que tem no corpo.

Escovar os pelos do gato

Imagem de K L por Pixabay

Você pode ajudar no processo de troca de pelagem, passando uma escova para tirar os pelos velhos do seu gato. Dessa maneira, também diminui e muito a quantidade de pelos que vão ficando pela casa e nas suas roupas.

Outra vantagem de escovar os pelos com frequência é diminuir as bolas de pelo no estômago dele.

Quando ligar o sinal de alerta?

Você observou uma região do corpo do seu gatinho com que está perdendo muitos pelos? A pele dele está irritada ou com muita coceira? Ele está agindo de maneira estranha?

Se você notou algum dessas situações, pode ser Alopecia Felina, termo médico para a perda excessiva de pelo, que é um sintoma e não uma doença, e pode ser causado por diversos fatores.

Micose em gatos

Também conhecida como dermatofitose, ocorre pela ação de fungos na raiz dos pelos, nas unhas e pele, é muito comum de acontecer com os gatos domésticos. O tratamento deve ser feito com o uso de pomadas indicadas pelo seu veterinário de confiança.

Gato com Stress

Nossos filhinhos de 4 patas, também podem sofrer desse mau da era moderna, assim como nós! Uma mudança de casa, mudança de rotina ou a presença de um outro animal na casa, por exemplo pode desencadear várias situações que tumultuam o psicológico do gato, podem em algumas situações provocar acentuada queda de pelos.

O tutor do bichano deve ficar atento a essa mudança de comportamento e ajudar o gato a se adaptar a essa nova situação.

Imagem de Dewald Van Rensburg por Pixabay

O gato pode ter DAPP – Dermatite Alérgica a Picada Pulga

É a causa mais comum de prurido (coceira) nos gatos, é comumente uma reação alérgica a substâncias encontradas na saliva da pulga.

Você deve observar o pescoço e o dorso, e se encontrar protuberâncias ou crostas nessas regiões procure o veterinário do seu gatinho para que ele indique o melhor tratamento.

O Olhar do tutor do gato

Para que seu fofuxo esteja sempre saudável é fundamental que a gente fique atenta a mudanças de comportamentos. Dessa maneira podemos descobrir o mais rápido possível como ajudar nossos filhos de quatro patas a ter uma pelo bonito e brilhante.

Mulher de cabelos escuros segurando um gato branco e preto no colo
Imagem de Free-Photos por Pixabay

Voltar para o início

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.