Cozinha sem complicação – Frango grelhado com cuscuz de couve-flor

Voltamos com mais uma cozinha sem complicação! No post de hoje teremos uma deliciosa receita de peito de frango grelhado acompanhado de um cuscuz de couve-flor, hnmmmmmmm. Essa delícia de receita é do site Panelinha e é perfeito para quem está de dieta e quer uma refeição mais leve e ao mesmo tempo gostosa.

Cozinha sem complicação - Frango grelhado com cuscuz de couve-flor

Ingredientes:

– Para temperar o peito de frango

  • 2 filés de peito de frango
  • 2 colheres (sopa) de sal
  • 2 colher (chá) de açúcar mascavo
  • 2 colher (chá) de páprica doce
  • 1 folha de louro

Para grelhar o frango:

  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Para o Cuscuz

  • 1 couve-flor média
  • 1 colher (chá) de vinagre de vinho branco
  • 1 dente de alho
  • 2 colheres (sopa) de alcaparras
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • raspas de 1 limão-taiti
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Como fazer:

  1. Coloque todos os ingredientes do tempero e passe sobre os filés de frango. Tampe e deixe descansar na geladeira por no mínimo 20 minutos.
  2. Enquanto isso vá fazendo o cuscuz de couve-flor!  Retire e reserve as folhas e talos da couve-flor para outra preparação. Para cortar a cabeça em floretes, vire de cabeça para baixo e vá cortando em metades, até formar pedaços de cerca de 3 cm de diâmetro. Lave esses floretes em água corrente e reserve.
  3. Leve uma panela pequena com 1 litro de água ao fogo alto. Quando ferver, junte 1 colher (chá) de sal e o vinagre. Coloque os floretes para cozinhar por apenas 2 minutos, escorra e passe por água corrente para esfriar – esse método é chamado de branqueamento e serve para deixar as cores dos legumes mais vivas e dar um pré-cozimento.
  4. Num processador de alimentos, bata os floretes e o alho até formar uma farofa grossa.
  5. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e refogue a couve-flor processada por 2 minutos.
  6. Abaixe o fogo, misture as alcaparras (sem o líquido) e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos – a couve-flor deve ficar macia e úmida. Tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Desligue o fogo, misture as raspas de limão e transfira para um prato.
  7.  Retire o filé de frango da geladeira (aquele que estava descansando com tempero) e lave sob água corrente. Seque bem os filés com um papel-toalha ou pano de prato limpo.
  8. Aqueça a frigideira grande com o azeite em fogo médio e coloque os filés com a parte de baixo para cima (faça um filé de cada vez se a frigideira for pequena). Deixe dourar por cerca de 1 minuto – esse processo serve para selar a carne e manter a carne hidratada.
  9. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos de cada lado – o fogo tem que estar baixo, do contrário os filé queima por fora e fica crú dentro. Antes de virar, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Agora é só colocar num prato bem bonitinho e servir!

Anúncios

Marcado:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: